images.png

ÁREA DO COORDENADOR/TUTOR

MANUAIS E ORIENTAÇÕES

DVDE - Quem somos

Em 1970, foi criado na UFRJ o primeiro setor responsável pela capacitação de funcionários. Contando com várias denominações ao longo do tempo, a DVDE é responsável por planejar, desenvolver e acompanhar as ações de desenvolvimento no âmbito da Pró-reitoria de Pessoal e por analisar os processos de Progressão por Capacitação, os de Incentivo a qualificação dos servidores da UFRJ, os processos de Progressão e Promoção, Retribuição por Titulação e Reposicionamento Docente, as concessões de Licença Capacitação dos servidores. Cabe a DVDE também planejar, coordenar e orientar a universidade no levantamento de necessidades de desenvolvimento PDP, depois da publicação do decreto n.9.991 de agosto de 2018.

Missão da DVDE

Desenvolver o corpo funcional – técnico-administrativos e docentes – da UFRJ, nas competências necessárias objetivando o crescimento profissional e pessoal. Este caminho busca o aperfeiçoamento do desempenho das funções favorecendo, assim, a qualidade e a eficiência na prestação dos serviços à comunidade universitária. Em relação às análises dos processos, busca atender com eficiência as solicitações dos servidores.

Atividades da DVDE

▪ Planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de ações de capacitação, em alinhamento com as necessidades e especificidades da UFRJ, registradas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e autorizadas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP;

▪ Análise dos processos de Progressão por Capacitação; Incentivo à Qualificação; Licença Capacitação; Progressão e Promoção, Retribuição por Titulação e Reposicionamento Docente e licença capacitação para estudo conforme direitos instituídos pela legislação;

▪ Recolhimento, análise e encaminhamento das planilhas do LND e encaminhamento destas ao SIPEC para compor o PND da UFRJ e do governo federal;

▪ Elaboração de editais para seleção de propostas de cursos de capacitação, realização e acompanhamento dos cursos ofertados, emissão de certificados que podem ser apresentados para a progressão de carreira dos servidores da UFRJ. Nossa expectativa é de que essas ações despertam nos servidores a necessidade de aperfeiçoamento constante, colaborando assim, para a formação de uma cultura institucional de aprendizagem contínua.

Importância da capacitação

A capacitação é direito do servidor e proporciona os seguintes benefícios:

• Progressão por capacitação na carreira;
  • Aumento em torno de 3,6% (3,7% em março de 2014 e 3,8% em março de 2015) no salário-base, para cada nível de progressão;
  • Conhecimentos e novas habilidades;
  • Contato com outros servidores que desenvolvem o mesmo trabalho ou que possuem um interesse em comum.

UFRJ DVDE - Divisão de Desenvolvimento - PR4/UFRJ