O Programa de Apoio à Docência do Ensino Superior – PADES é coordenado pela SFP / PR4 e executado pela Faculdade de Educação, com o apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Com o PADES objetivamos apoiar e promover o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes da UFRJ, pensadas e estruturadas na articulação entre saberes e práticas, e da inerente dialogia entre estes, dando-se especial atenção às que ocorrem nos cursos de graduação.

Buscamos problematizar o trabalho docente, fundamentado em estudos e práticas, e estabelecer diálogo crítico com as ciências de base da Pedagogia.

Entendemos que intervenções bem sucedidas estão baseadas no diálogo com o existente e na construção coletiva, a partir dos sujeitos envolvidos, dos contextos em que acontecem e de novas práticas.

As ações do PADES

A.  Seminários de "acolhimento" oferecidos a cada início do período letivo, promovendo-se a inserção dos professores no âmbito da Universidade;

B. Oferta de duas disciplinas de pós-graduação, aberta aos docentes:

"Docência no ensino superior universitário: o processo de ensino-aprendizagem e suas práticas pedagógicas", com foco nas concepções sobre o ensino superior no país.

Aulas às 4ª, de 14hs às 17hs, na Faculdade de Educação.

Início em 12/02/2014

As inscrições para a disciplina Docência no ensino superior universitário: o processo de ensino-aprendizagem e suas práticas pedagógicas deverão ser realizadas nos dias 05, 06, 07 e 10/02, clicando aqui.

Certificados de participação na disciplina serão emitidos pela PR-4.

"Docência no Ensino Superior: desafios históricos e perspectivas atuais", com foco na formação e reflexão das práticas pedagógicas docentes. (Em 2014.2)