images.png

ÁREA DO COORDENADOR/TUTOR

MANUAIS E ORIENTAÇÕES

eba 1
       Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e o Museu Dom João VI da Escola de Belas Artes da UFRJ, o NUCLART realizou, através de nosso Coordenador Carlos Toindé, a recepção dos estudantes do Colégio Estadual Dom Antonio de Almeida Moraes Junior, durante a visitação ao Museu.

eba 2
    A Atividade Educativa "Êba! Um dia na EBA!" foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e pelo Museu Dom João VI.

Consistia em promover a visitação dos estudantes do Colégio Estadual Dom Antônio de Almeida Morais Junior, à Escola de Belas Artes da UFRJ, de forma que pudessem conhecer um pouco dos saberes produzidos nessa escola.

Além do Ateliê de Artes Plásticas, os estudantes visitariam também o Museu Dom João VI que fica no 7º andar da EBA.

eba 3     Pensando em fazer uma atividade mais lúdica, o PPGAV, em parceria com o Pograma, promoveu uma recepção teatral para os estudantes.

Foi assim que nosso Coordenador Carlos Toindé, construiu e assumiu a personagem de um viajante do tempo que vivenciou todos os momentos da história da construção do Museu Dom João VI, desde a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil até os dias de hoje.

O evento foi fantástico e contribuiu consideravelmente para a formação dos estudantes.

eba 4      O texto da apresentação foi escrito por Carlos Toindé e baseado nos dados históricos fornecidos pela servidora atuante no Museu Andrea Cristina Balduino e as organizadoras do evento Vanessa Nofuentes e Andreia Lourenço.

"Foi uma honra pisar na Escola de Belas Artes da UFRJ (que um dia foi a antiga Academia Imperial de Belas Artes) com uma personagem caracterizada para contar a história do Museu D. João VI nesta Atividade Educativa"  -  (Carlos Toindé)

Fotos de Eduardo Alves Inez.

UFRJ DVDE - Divisão de Desenvolvimento - PR4/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ