Educação Superior em Perspectiva (A Distância)

O curso aborda elementos históricos e sociais da educação superior brasileira, particularmente no que se refere às universidades públicas federais. A bibliografia escolhida e a interação entre os alunos, promovida pela metodologia do ensino à distância, permitirão reflexões iniciais sobre o processo de criação, consolidação e expansão de nossas universidades, bem como da inserção da educação superior nos projetos de construção da nação brasileira e dos movimentos sociais no decorrer do século XX. O curso possibilita também o aprofundamento das reflexões acerca da realidade contemporânea da educação superior, bem como dos desafios que se colocam para a universidade no século XXI, época em que as novas formas de produção e socialização do conhecimento, aliados à expansão, interiorização e democratização do acesso à educação superior, passam a exigir a reconfiguração de modelos e das múltiplas concepções sobre a instituição universitária.

Para 2015, o curso Educação Superior em Perspectiva foi desmembrado e acontecerá em dois momentos, independentes e com inscrições separadas, sendo cada um com carga-horária de 90hs.

VAGAS ESGOTADAS!

Objetivos:

• Contribuir para ampliação da formação do servidor, particularmente no que se refere aos subsídios para maiores reflexões sobre o fazer universitário;
  • Fornecer subsídios sobre aspectos da história da UFRJ, com enfoque na sua trajetória e processos de configuração;
  • Enquanto curso à distância, configurar-se como um espaço múltiplo e democrático na construção de conhecimentos, que possibilite o aprofundamento de reflexões sobre as questões que perpassam a ampla agenda de transformações que norteiam o campo da educação superior no presente;
  • Propiciar aos servidores oportunidades para aliarem as experiências vivenciadas no cotidiano às reflexões teóricas abordadas no curso, buscando a possibilidade de articulação entre teoria e prática profissional.

Público Alvo:

Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRJ.

Ambiente Organizacional:

Todos os ambientes organizacionais.

Modalidade:

A distância, com 2 (dois) encontros presenciais para cada parte do curso previamente agendados e de presença obrigatória.

Pré-requisito:

Ensino Médio completo;

Ler e conhecer a descrição do curso;

Ter domínio de navegação na internet;

Ter um e‐mail pessoal ativo sem filtro antispam;

Disponibilidade de acesso à plataforma todos os dias, inclusive finais de semana e feriados;

Ter, pelo menos, domínio no uso de editores de textos e apresentações de slides.

Parte 1: Aspectos Históricos da Educação Superior no Brasil

Carga Horária:

90 horas.

Conteúdos:

1) Reflexões gerais sobre o processo de formação das instituições de ensino superior no Brasil no século XIX.

2) O século XX e a criação das primeiras Universidades.

3) A Era Vargas e o modelo universitário do Estado Novo: a Universidade do Brasil (UB) e suas relações com os modelos da Universidade do Distrito Federal (UDF) e Universidade de São Paulo (USP).

4) Os anos 1950: a expansão do sistema universitário federal brasileiro em paralelo com a proliferação das instituições privadas de educação superior.

5) Os anos 1960/1970: a criação da Universidade de Brasília (UnB), a transformação da Universidade do Brasil (UB) em Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a criação da Universidade de Campinas (Unicamp): pós-graduação,  pesquisa e a modernização da universidade brasileira.

6) As universidades e o Regime Militar: A Reforma Universitária de 1968.

Período de inscrição:

De 23/02 a 22/03/2015 - Clique aqui para fazer sua inscrição!

Realização do curso:

Abril, maio e junho de 2015

Aula Inaugural: 02/04/2015, as 10 horas, local a confirmar.

Local de realização:

AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Nucad

Número de vagas:

Parte 2: Questões Contemporâneas do Sistema Universitário Público Federal

Carga Horária:

90 horas.

Conteúdos:

1) A redemocratização do país, os anos de 1990 (Era FHC) e a crise do sistema universitário público federal.

2) As novas configurações da educação superior no contexto da internacionalização e do modelo neoliberal.

3) O período Lula e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais (REUNI).

4) As políticas de democratização do acesso e permanência: novas formas de acesso ao ensino superior e as ações afirmativas.

5) As universidades "temporãs" pós-Reuni e o desafio da implantação de novos modelos pedagógicos.

6) Os desafios da Gestão na Universidade Pública Brasileira contemporânea: modelos de financiamento, condições de trabalho e novos profissionais para reconfiguração da instituição universitária.

Período de inscrição:

De 15/06 a 17/07/2015