Formação de Tutores em Educação a Distância 2016

O tutor de um curso a distância, mais do que ser um acompanhante funcional para o sistema, exerce um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos cursistas, passando a ser visto como um professor que agrega conhecimentos técnicos e age como facilitador na formação de alunos participativos em todo o processo de trabalho.

O Curso de Formação de Tutores em EaD foi projetado de modo a articular teoria e prática, permitindo que o aluno se qualifique como um tutor de EaD e que faça reflexões sobre temas como: Ensino a distância, o papel do tutor de um curso a distância, o aluno virtual e avaliação em EaD, além de fazer experimentações na Plataforma Moodle com perfil de professor, em um ambiente de prática especialmente criado para este fim.

Objetivos:

• Capacitar docentes e técnico-administrativos a atuarem como tutores a distância
  • Formar tutores de processos que contribuirão para realização de eventos de capacitação através da modalidade de educação a distância, que ampliará o número de servidores capacitados da UFRJ;
  • Melhorar a interação entre os servidores e;
  • Atender a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas/PNDP estabelecidas através do Decreto n. 5707 de 23 de fevereiro de 2006.

Público Alvo:

Docentes e técnicos administrativos da UFRJ, em especial aqueles envolvidos com projetos de Educação a Distância e / ou interessados no uso do ambiente Moodle como enriquecedor do ensino presencial.

Ambiente Organizacional:

Todos os ambientes organizacionais.

Modalidade:

O curso será na modalidade à distância,mas haverá uma aula presencial OBRIGATÓRIA  no dia 18/05/2016 (quarta-feira) às 10:00.

Carga Horária:

150 horas.

Aula Presencial

Quarta-feira, 18/05/2016, no Salão Nobre do CCMN, das 10:00 às 12:00.

Conteúdo:

Módulo 1: Ambientação – uma semana
Módulo 2: Introdução a Educação a Distância – duas semanas
Módulo 3: Legislação e a EAD - duas semanas
Módulo 4: O papel e as competências do Tutor e o aluno virtual - duas semanas
Módulo 5: Avaliação na EAD - duas semanas
Módulo 6: Mediação - duas semanas
Módulo 7: Tarefa final em grupo - duas semanas
Módulo 8: Avaliação do curso e auto avaliação- uma semana

Inscrições:

De 19/04 a 03/05/2016

Período de realização:

23/05 a 04/09/2016

Número de vagas

Locais de entrega da ficha de inscrição

Inscrições online. Para efetuar sua inscrição, clique aqui.